HISTÓRICO DA AAESC

 

A Associação dos Administradores Escolares de Santa Catarina (AAESC), fundada em 18 de julho de 1984. Vários fatores contribuíram decisivamente para a criação da AAESC, dentre estes podemos  destacar, além do movimento de insatisfação dos  administradores  escolares quanto ao seu espaço  e o seu papel  social  da educação; os cursos  de Pós-Graduação e as atividades  de extensão da Universidade  Federal de Santa Catarina  e outras  instituições  de Ensino Superior de SC; a participação destes profissionais  na elaboração do Plano  Estadual  de Educação, denominado de “Democratização da Educação: uma  opção dos catarinenses”. Outro fator decisivo foi a existência  de movimentos de diferentes Associações de Profissionais  da área da educação no  país e no Estado de Santa Catarina, – Associação dos Licenciados de Santa Catarina (ALISC), hoje Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Santa Catarina (SINTE); – Associação Catarinense de Professores (ACP) – Associação dos Supervisores Escolares de Santa Catarina (AESESC) – Associação dos Orientadores  Educacionais de Santa Catarina (AOESC) – ANPAE – Associação Nacional de Política e Administração da Educação e a  Federação  dos Professores do Brasil ABP.

Além disto, entre as  expectativas e angustias dos  Administradores Escolares estava na ausência da representatividade da categoria normatização e implementação do  Plano Estadual de  Educação, uma  vez que na fase de elaboração não tinham representação oficial, por falta de organização da categoria.

A primeira  diretoria da AAESC procurou consolidar a a idéia da formação de uma e de mobilizar os Administradores Escolares de Santa Catarina para a organização e corporificação da AAESC e a oficialização de todas as questões  regimentais, cortorarias, e a elaboração do estatuto. De março a dezembro de 1985 também foi realizado um Curso de Extensão em parceria com a UFSC e UNIVALI, com o objetivo de mobilzar os Administradores Escolares do estado e de discutir e aprofundar os fundamentos e diretrizes da prática dos Administradores. No último dia deste curso foi discutido e aprovado o do “O objeto e definição da identidade do Administrador Escolar e de suas funções”, também foi discutido e aprovado o Estatuto da AAESC.

Já a segunda diretoria, sendo a  primeira eleita de acordo com o Estatuto, procurou  ampliar  o reconhecimento junto órgãos públicos como atividade legal de  educadores  catarinenses  e a implantação  de Núcleos  Regionais pelo Estado de Santa Catarina e ocupar espaço na Comissão de Implantação do Plano Estadual de Educação e de divulgar e lutar pela concretização das definições do Documento de Itajai.

Nesta gestão a AAESC conquistou seu reconhecimento comoentidade legal e foi reconhecida como Associação legítima de uma catagoria de educadores epla Comissão encarregada de fiscaliazar e acompanhar a implantaçãodo Plano Estadual de Educação na SEC, tendo indicado dois (02) membros uma como titular e outro como suplente na Comissão de Elaboração do Plano.

A importância da atuaçãoda AAESC levou ao debate sobre a sede da Associação para Florianópolis tendo em vista a aproximação ao centro de decisões políticas do Estado.

De 1984 a 1989, fase de criação, implementação, consolidação e reconhecimento da AAESC como Instituição de representatividade de categoria. É  também  realizado I Simpósio  Catarinense de Administração da Educação, em novembro  de 1989, em Florianópolis, tendo como temática central: “O Administrador Escolar Frente à Questão Político-Administrativa”.

A partir de 1990, a AAESC  expande suas atividades  e passa a ocupar lugar de destaque  no cenário  educacional  de Santa Catarina, pois  os Simpósios Catarinenses de Administração da Educação consolida as discussões, debates e produção coletiva de documentos e de experiências de prática de gestão democrática  participativa, com  publicação do livro” Gestão Compartilhada na Escola Pública: O Especialista na construção do fazer saber fazer”.

Em 1992 a AAESC descentraliza os simpósio e realiza seu Simpósio de Administração da Educação na cidade de Criciúma.  A  experiência  foi bem sucedida e assim foi expandido a outras regiões  do Estado de Santa Catarina – 1993 – Caçador – 1994 – Chapecó – 1995 – Joinville – 1996 – Itajaí – 1997 – Lages – 1998 – Canoinhas – 1999 – Florianópolis – 2000 – Tubarão – 2001 novamente em Joinville – 2002 – Blumenau – 2003 – Joaçaba  e  2004 – Jaraguá do Sul – 2005 – Balneário Camboriú – 2006 – Balneário Camboriú – 2007 – Blumenau – 2008 – Joaçaba – 2009 – Balneário Camboriú – 2010 – Joinville .

Vale destacar também  que a AAESC, adquiriu sua Sede própria  no ano de 1994, localizada no edifício Pórtico Centro Comercial no centro da cidade de Florianópolis. Sendo esta uma  grande conquista dos seus associados,

Como já vimos anteriormente A AAESC vem realizando anualmente o Simpósio Catarinense de Administração da Educação e tem tido bons resultados e as temáticas trabalhadas nos eventos muito têm contribuido para a melhoria da qualidade de educação do Estado de Santa Catarina.